Curso

Curso de Atendimento ao Turista - Brasil Braços Abertos

Acesso pelo smartphone
Certificado de Conclusão

MATRÍCULA

14/10/2024 a 14/10/2025

INÍCIO DO CURSO

14 de outubro de 2024

FINAL DO CURSO

30 de dezembro de 2025

CARGA HORÁRIA

80 horas

RECURSOS

435

0% concluído

Olá, aluna(o)!


Para receber ainda melhor os turistas e aprimorar o seu currículo, o Ministério do Turismo, em parceria com a Diretoria de Tecnologias na Educação - DTED/UFMA, oferece o Curso de Atendimento ao Turista, uma qualificação profissional totalmente on-line e gratuita, com 80 horas de duração.


Esse curso é formado por 3 módulos ( Atendimento, Comunicação e Temas Transversais) e trata de tópicos variados, como noções e estratégias de marketing, noções de inglês, técnicas de persuasão, ética, finanças, planejamento, fidelização de clientes, segurança e saúde.


O aluno pode acessar esse conteúdo por qualquer dispositivo conectado à internet, como computador, tablets e smartphones. O certificado do curso vale como de extensão e pode ser emitido no seu Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Para obter a certificação, a(o) aluna(o) deverá alcançar nota igual ou superior a 70,0 (setenta) nas atividades avaliativas somativas disponíveis, conforme descrito no item “Estratégias de avaliação”.


Para a emissão do certificado, a(o) aluna(o) deve buscar a opção “Certificação” no ambiente de aprendizagem do curso, e clicar em “Gerar Certificado”.


Presidente da República Federativa do Brasil

Luiz Inácio Lula da Silva

Vice-Presidente da República Federativa do Brasil

Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho

Ministro de Estado do Turismo

Celso Sabino de Oliveira

Secretária Executiva

Ana Carla Machado Lopes

Secretaria Nacional de Políticas de Turismo (SNPTur)

Cristiane Leal Sampaio - Substituta

Departamento de Qualidade, Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo (DEQUA)

Ricardo Schaefer

Coordenação-Geral de Qualificação no Turismo (CGQT)

Renata Sanches

Coordenação de Qualificação de Prestadores de Serviços Turísticos (COPRES)

Angela Cascão

Coordenação de Qualificação Profissional do Turismo (COPROF)

Jéssica de Oliveira Queiroga

Coordenação-Geral de Turismo Sustentável e Responsável (CGTURES)

Carolina Fávero de Souza

Coordenação de Turismo Responsável (CORES)

Laís Campelo Corrêa Torres

Equipe Técnica

Regina Motta

Edson Teixeira Viana Barros

Humberto Pires da Silva


UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA


Reitor

Fernando Carvalho Silva


Vice-Reitor

Leonardo Silva Soares

Coordenação do Grupo SAITE - UFMA

Ana Emilia Figueiredo de Oliveira


Coordenação-Geral do projeto

Mário Antônio Meireles Teixeira

Coordenadores de Área do Grupo SAITE

Deysianne Costa das Chagas

Paola Trindade Garcia

Elza Bernardes Monier

Bruno Serviliano Santos Farias

Módulo Atendimento:


Formação de preço de venda;

Habilidades e estratégias para vendas;

Noções básicas de etiqueta, comportamento e cordialidade, bem como orientações sobre vestimentas adequadas para o trabalho com atendimento;

Estratégias para promover satisfação dos clientes;

Estratégias para conquistar, surpreender e fidelizar clientes;

Diretrizes para orientação de clientes;

Conceitos e estratégias de marketing;

Estratégias para lidar com reclamações de clientes;

Diretrizes para um atendimento de excelência ao cliente;

Noções básicas de negociação com o cliente;

Diretrizes para causar uma boa primeira impressão.


Módulo Temas transversais:


Gestão de pessoas: ações para motivar a equipe;

Dicas de segurança, noções básicas de primeiros socorros e prevenção de riscos;

Cooperação no ambiente de trabalho;

Informações básicas sobre saúde e segurança no trabalho;

Cuidados na preparação de alimentos;

Noções de matemática básica;

Diretrizes para preservação do meio ambiente e sustentabilidade do negócio;

Noções básicas de fotografia;

Planejamento de receitas e despesas;

Princípios básicos de comunicação visual;

Orientações para prevenção de atos ilícitos e desrespeito;

Noções de ética;

Noções de higiene pessoal e autocuidado;

Orientações para controle de estoque.


Módulo Comunicação:


Comunicação básica em inglês para atendimento (cumprimentos; expressões do cotidiano; comidas e bebidas; localização; descrição física e emocional; horas, dias e meses; países e nacionalidades; clima e tempo; números e meios de transporte);

Noções básicas de língua portuguesa;

Ferramentas eletrônicas de tradução.

Estratégias de Avaliação:


A avaliação será composta por atividades formativas e somativas.


As atividades formativas não geram nota, mas auxiliam na verificação processual da aprendizagem e estarão distribuídas ao longo dos módulos em diferentes formatos (quizzes, jogos de tomada de decisão, entre outros). Você terá possibilidades ilimitadas para realizá-las.


Já as atividades somativas são aquelas que contabilizam nota e são obrigatórias para fins de certificação. Para este curso, teremos atividades somativas distribuídas ao longo dos módulos em diferentes formatos. Você sempre receberá um aviso quando for realizar uma atividade desse tipo e terá até 6 chances para realizá-la e alcançar a pontuação máxima.


O somatório das atividades somativas tem como pontuação máxima 100 pontos. O peso de cada questão é definido de acordo com a relevância dos assuntos abordados. A pontuação mínima para obter aprovação no curso é: 70 (setenta) pontos.


Todas as atividades contam com feedback automático de resposta, para você reconhecer os assuntos que já domina e os que ainda precisam de maior dedicação nos estudos.

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