Curso
Curso de Atendimento ao Turista - Brasil Braços Abertos
MATRÍCULA
14/10/2024 a 14/10/2025
INÍCIO DO CURSO
Em breve
FINAL DO CURSO
CARGA HORÁRIA
80 horas
RECURSOS
435
Matrícula disponível em: 1
Olá, aluna(o)!
Para receber ainda melhor os turistas e aprimorar o seu currículo, o Ministério do Turismo, em parceria com a Diretoria de Tecnologias na Educação - DTED/UFMA, oferece o Curso de Atendimento ao Turista, uma qualificação profissional totalmente on-line e gratuita, com 80 horas de duração.
Esse curso é formado por 3 módulos ( Atendimento, Comunicação e Temas Transversais) e trata de tópicos variados, como noções e estratégias de marketing, noções de inglês, técnicas de persuasão, ética, finanças, planejamento, fidelização de clientes, segurança e saúde.
O aluno pode acessar esse conteúdo por qualquer dispositivo conectado à internet, como computador, tablets e smartphones. O certificado do curso vale como de extensão e pode ser emitido no seu Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Para obter a certificação, a(o) aluna(o) deverá alcançar nota igual ou superior a 70,0 (setenta) nas atividades avaliativas somativas disponíveis, conforme descrito no item “Estratégias de avaliação”.
Para a emissão do certificado, a(o) aluna(o) deve buscar a opção “Certificação” no ambiente de aprendizagem do curso, e clicar em “Gerar Certificado”.
Presidente da República Federativa do Brasil
Luiz Inácio Lula da Silva
Vice-Presidente da República Federativa do Brasil
Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho
Ministro de Estado do Turismo
Celso Sabino de Oliveira
Secretária Executiva
Ana Carla Machado Lopes
Secretaria Nacional de Políticas de Turismo (SNPTur)
Cristiane Leal Sampaio - Substituta
Departamento de Qualidade, Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo (DEQUA)
Ricardo Schaefer
Coordenação-Geral de Qualificação no Turismo (CGQT)
Renata Sanches
Coordenação de Qualificação de Prestadores de Serviços Turísticos (COPRES)
Angela Cascão
Coordenação de Qualificação Profissional do Turismo (COPROF)
Jéssica de Oliveira Queiroga
Coordenação-Geral de Turismo Sustentável e Responsável (CGTURES)
Carolina Fávero de Souza
Coordenação de Turismo Responsável (CORES)
Laís Campelo Corrêa Torres
Equipe Técnica
Regina Motta
Edson Teixeira Viana Barros
Humberto Pires da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA
Reitor
Fernando Carvalho Silva
Vice-Reitor
Leonardo Silva Soares
Coordenação do Grupo SAITE - UFMA
Ana Emilia Figueiredo de Oliveira
Coordenação-Geral do projeto
Mário Antônio Meireles Teixeira
Coordenadores de Área do Grupo SAITE
Deysianne Costa das Chagas
Paola Trindade Garcia
Elza Bernardes Monier
Bruno Serviliano Santos Farias
Módulo Atendimento:
Formação de preço de venda;
Habilidades e estratégias para vendas;
Noções básicas de etiqueta, comportamento e cordialidade, bem como orientações sobre vestimentas adequadas para o trabalho com atendimento;
Estratégias para promover satisfação dos clientes;
Estratégias para conquistar, surpreender e fidelizar clientes;
Diretrizes para orientação de clientes;
Conceitos e estratégias de marketing;
Estratégias para lidar com reclamações de clientes;
Diretrizes para um atendimento de excelência ao cliente;
Noções básicas de negociação com o cliente;
Diretrizes para causar uma boa primeira impressão.
Módulo Temas transversais:
Gestão de pessoas: ações para motivar a equipe;
Dicas de segurança, noções básicas de primeiros socorros e prevenção de riscos;
Cooperação no ambiente de trabalho;
Informações básicas sobre saúde e segurança no trabalho;
Cuidados na preparação de alimentos;
Noções de matemática básica;
Diretrizes para preservação do meio ambiente e sustentabilidade do negócio;
Noções básicas de fotografia;
Planejamento de receitas e despesas;
Princípios básicos de comunicação visual;
Orientações para prevenção de atos ilícitos e desrespeito;
Noções de ética;
Noções de higiene pessoal e autocuidado;
Orientações para controle de estoque.
Módulo Comunicação:
Comunicação básica em inglês para atendimento (cumprimentos; expressões do cotidiano; comidas e bebidas; localização; descrição física e emocional; horas, dias e meses; países e nacionalidades; clima e tempo; números e meios de transporte);
Noções básicas de língua portuguesa;
Ferramentas eletrônicas de tradução.
Estratégias de Avaliação:
A avaliação será composta por atividades formativas e somativas.
As atividades formativas não geram nota, mas auxiliam na verificação processual da aprendizagem e estarão distribuídas ao longo dos módulos em diferentes formatos (quizzes, jogos de tomada de decisão, entre outros). Você terá possibilidades ilimitadas para realizá-las.
Já as atividades somativas são aquelas que contabilizam nota e são obrigatórias para fins de certificação. Para este curso, teremos atividades somativas distribuídas ao longo dos módulos em diferentes formatos. Você sempre receberá um aviso quando for realizar uma atividade desse tipo e terá até 6 chances para realizá-la e alcançar a pontuação máxima.
O somatório das atividades somativas tem como pontuação máxima 100 pontos. O peso de cada questão é definido de acordo com a relevância dos assuntos abordados. A pontuação mínima para obter aprovação no curso é: 70 (setenta) pontos.
Todas as atividades contam com feedback automático de resposta, para você reconhecer os assuntos que já domina e os que ainda precisam de maior dedicação nos estudos.
Certificação
Para obter a certificação, a(o) aluna(o) deverá alcançar nota igual ou superior a 70,0 (setenta) nas atividades avaliativas somativas disponíveis, conforme descrito no item “Estratégias de avaliação”.
Para a emissão do certificado, a(o) aluna(o) deve buscar a opção “Certificação” no ambiente de aprendizagem do curso, e clicar em “Gerar Certificado”.
Ficha Técnica
Temáticas abordadas
Módulo Atendimento:
Formação de preço de venda;
Habilidades e estratégias para vendas;
Noções básicas de etiqueta, comportamento e cordialidade, bem como orientações sobre vestimentas adequadas para o trabalho com atendimento;
Estratégias para promover satisfação dos clientes;
Estratégias para conquistar, surpreender e fidelizar clientes;
Diretrizes para orientação de clientes;
Conceitos e estratégias de marketing;
Estratégias para lidar com reclamações de clientes;
Diretrizes para um atendimento de excelência ao cliente;
Noções básicas de negociação com o cliente;
Diretrizes para causar uma boa primeira impressão.
Módulo Temas transversais:
Gestão de pessoas: ações para motivar a equipe;
Dicas de segurança, noções básicas de primeiros socorros e prevenção de riscos;
Cooperação no ambiente de trabalho;
Informações básicas sobre saúde e segurança no trabalho;
Cuidados na preparação de alimentos;
Noções de matemática básica;
Diretrizes para preservação do meio ambiente e sustentabilidade do negócio;
Noções básicas de fotografia;
Planejamento de receitas e despesas;
Princípios básicos de comunicação visual;
Orientações para prevenção de atos ilícitos e desrespeito;
Noções de ética;
Noções de higiene pessoal e autocuidado;
Orientações para controle de estoque.
Módulo Comunicação:
Comunicação básica em inglês para atendimento (cumprimentos; expressões do cotidiano; comidas e bebidas; localização; descrição física e emocional; horas, dias e meses; países e nacionalidades; clima e tempo; números e meios de transporte);
Noções básicas de língua portuguesa;
Ferramentas eletrônicas de tradução.
Estratégias de avaliação
Estratégias de Avaliação:
A avaliação será composta por atividades formativas e somativas.
As atividades formativas não geram nota, mas auxiliam na verificação processual da aprendizagem e estarão distribuídas ao longo dos módulos em diferentes formatos (quizzes, jogos de tomada de decisão, entre outros). Você terá possibilidades ilimitadas para realizá-las.
Já as atividades somativas são aquelas que contabilizam nota e são obrigatórias para fins de certificação. Para este curso, teremos atividades somativas distribuídas ao longo dos módulos em diferentes formatos. Você sempre receberá um aviso quando for realizar uma atividade desse tipo e terá até 6 chances para realizá-la e alcançar a pontuação máxima.
O somatório das atividades somativas tem como pontuação máxima 100 pontos. O peso de cada questão é definido de acordo com a relevância dos assuntos abordados. A pontuação mínima para obter aprovação no curso é: 70 (setenta) pontos.
Todas as atividades contam com feedback automático de resposta, para você reconhecer os assuntos que já domina e os que ainda precisam de maior dedicação nos estudos.