Curso

Condutor de Turismo Náutico

Acesso pelo smartphone
Certificado de Conclusão

MATRÍCULA

18/09/2023 a 18/08/2024

INÍCIO DO CURSO

18 de setembro de 2023

FINAL DO CURSO

18 de setembro de 2024

CARGA HORÁRIA

12 horas

RECURSOS

44

0% concluído

Você sabia que nosso país tem 8.500 km de linha de costa e 35.000 km de vias internas navegáveis? É uma enorme diversidade e riqueza de recursos e atrativos com grande potencial turístico. É nesse contexto que o Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade Federal Fluminense, desenvolveu o programa básico de capacitação de Condutores de Turismo Náutico (CTN), que visa a responder às necessidades do setor de viagens na preparação de novos profissionais. Portanto, os inscritos têm a oportunidade de se qualificar e obter conhecimentos sobre segurança, acessibilidade, sustentabilidade e hospitalidade no ambiente náutico.


Você se interessou? Saiba que podem se inscrever nesse curso os aquaviários certificados pela Marinha do Brasil, mais especificamente aqueles que detêm a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) e que possuem a formação no curso Especial de Segurança de Embarcações e Passageiros (ESEP). Se você não possui essas certificações, consulte o Programa do Ensino Profissional Marítimo para Aquaviários.

O curso é realizado de forma assíncrona, isto é, não existem aulas ao vivo, todas já estão gravadas. O conteúdo do curso é composto por textos, videoaulas e jogos, e você pode se organizar para estudar o material a hora que quiser, explorando os recursos educacionais em seu próprio ritmo. Mas o conteúdo tem uma sequência a ser percorrida.


Você começa pelo Módulo 1 e, conforme conclui todas as ações previstas para essa etapa, ganha acesso ao Módulo 2, e assim progressivamente, até o Módulo 6. Cada módulo também tem uma sequência de ações para você realizar. A conclusão de uma ação libera o acesso à ação seguinte.


Este é um curso autoinstrucional, isto é, não conta com o acompanhamento e a orientação de tutores. Mas ele foi planejado para que você disponha de todos os recursos para ter uma excelente experiência de aprendizagem e desenvolver as habilidades e competências descritas em cada unidade que compõe os diferentes módulos.


A sugestão é que você separe entre uma e duas horas semanais para se dedicar ao curso, em um ambiente calmo e organizado. Dessa forma, o conteúdo será assimilado com mais facilidade e lembrado ao longo de seu percurso de aprendizagem. Além disso, procure pôr em prática seus novos conhecimentos para agregar valor ao seu serviço e melhorar seus negócios.

O objetivo do curso é fornecer um panorama de conhecimentos e técnicas de atendimento aos turistas no ambiente náutico, tendo em vista a segurança, o conforto e a satisfação destes com os serviços prestados. Os profissionais de turismo náutico serão capazes de desenvolver seus negócios e tornar a prática turística nas águas ainda mais reconhecida.

A capacitação para Condutores de Turismo Náutico (CTN) foi desenvolvida com base no que há de mais atualizado e inovador no mercado e na literatura nacional e internacional sobre essa modalidade turística.


Além disso, a abordagem pedagógica do curso consiste no microlearning, um modelo voltado para a entrega de pequenas unidades de conteúdos específicos e de alto valor, com práticas objetivas e rápidas, para o desenvolvimento ou o aprimoramento de habilidades e competências.


Optamos por reunir múltiplos recursos sob a forma de conteúdos interativos, videoaulas, jogos sérios, questionários de autoavaliação e apostilas, em uma solução inovadora para desenvolver nos estudantes capacidades analíticas para a tomada de decisão em cenários de turismo náutico realistas.

Depois de concluir com sucesso todas as atividades previstas em cada um dos módulos, será emitido um certificado de conclusão do Curso de Condutor de Turismo Náutico pelo Ministério do Turismo.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

Luíz Inácio Lula da Silva


MINISTRA DE ESTADO DO TURISMO

Daniela Mote de Souza Carneiro


SECRETÁRIO-EXECUTIVO

Wallace Nunes da Silva


SECRETÁRIA NACIONAL DE PLANEJAMENTO, SUSTENTABILIDADE E COMPETITIVIDADE NO TURISMO

Débora Vieira Barboza – Substituta



DEPARTAMENTO DE QUALIDADE, SUSTENTABILIDADE E AÇÕES CLIMÁTICAS NO TURISMO (DEQUA)


COORDENADOR-GERAL DE QUALIDADE NO TURISMO

Francisco Glauber Lima Mota Filho – Substituto



COORDENAÇÃO DE QUALIFICAÇÃO DE PRESTADORES DE SERVIÇOS TURÍSTICOS (COPRES)


COORDENADORA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO TURISMO

Jéssica de Oliveira Queiroga






DESENVOLVIMENTO

Universidade Federal Fluminense


COORDENAÇÃO DO PROJETO

Verônica Feder Mayer


EQUIPE TÉCNICA

Eduardo Silva Sant’Anna

Romário Loffredo de Oliveira

 

CONSULTORES TÉCNICO

Gabriel Marcuzzo do Canto Cavalheiro

Manoela Carrillo Valduga

Marcello de Barros Tomé Machado

Mariana Brandão Cavalheiro

Mariana de Freitas Coelho

Osiris Ricardo Bezerra Marques



DESENVOLVIMENTO DOS MÓDULOS

Módulo 1

Mariana Brandão Cavalheiro

Gabriel Marcuzzo do Canto Cavalheiro


Módulo 2

Marcello de Barros Tomé Machado



Módulo 3

Gabriel Marcuzzo do Canto Cavalheiro

 

Módulo 4

Osiris Ricardo Bezerra Marques

Verônica Feder Mayer

 

Módulo 5

Mariana de Freitas Coelho

 

Módulo 6

Manoela Carrillo Valduga


DESIGN INSTRUCIONAL

Cristine Costa Barreto

 

PROJETO GRÁFICO, CAPA E DIAGRAMAÇÃO

Yellow Carbo Design


REVISÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Eveline Machado e Patrícia Sotello

 

PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS E JOGO SÉRIOS

Negrão Filmes

Sim Filmes

 

DESENVOLVIMENTO WEB

Guilherme Monteiro

Os inscritos no curso vão percorrer uma jornada de aprendizado dividida em seis módulos.

1. Embarcações e tipos de serviços de turismo náutico; 
2. Processos de serviços de turismo náutico; 
3. Empreendedorismo; 
4. Análise de mercado; 
5. Divulgação e vendas;
6. Desenvolvimento de pessoas.

O primeiro módulo consiste em uma introdução ao turismo náutico, seus diversos serviços, tipos de atividades e equipamentos utilizados. Já o segundo módulo concentra-se em questões de segurança para os turistas e profissionais na embarcação, apresentando conteúdo básico de segurança no mar, acessibilidade na embarcação, gestão de alimentos e resíduos, além de questões de biossegurança

 

O terceiro módulo trata de empreendedorismo, o que traz o foco do estudo para a administração e a inovação do negócio. O conteúdo gira em torno do comportamento empreendedor, da importância da formalização na área náutica, dos aspectos financeiros e objetivos do negócio, e da legislação ambiental náutica. Quanto ao quarto módulo, este aborda questões exteriores ao negócio, ou seja, o ambiente de mercado turístico. O módulo reúne algumas tendências turísticas que podem influenciar o turismo náutico, as formas de analisar esse mercado e as escolhas estratégicas para o sucesso de seu negócio. Na sequência, o quinto módulo instrui sobre o posicionamento de seu negócio no mercado por meio de ações de divulgação vendas.

 

Entre os conteúdos abordados estão o preço e o valor percebido, os possíveis canais de venda, instruções gerais sobre marketing digital e técnicas de relacionamento com os clientes para alcançar melhores resultados. Por fim, o sexto módulo trata das interações e dinâmicas sociais com os turistas. Pensando em como melhor atender os turistas, é importante que o futuro condutor de turismo náutico saiba como aprender sobre o novo, adquirir conhecimentos sobre a cultura e os atrativos de sua região, atender adequadamente e ser hospitaleiro com os turistas.

A avaliação é reconhecida não só como meio de mensuração da aprendizagem ocorrida, mas como grande facilitador do processo de aprendizagem propriamente dito. O curso de Condutor de Turismo Náutico tem alicerce em um percurso demarcado por marcos de avaliação formativa expressos principalmente em atividades de diferentes formatos que permeiam o trajeto de aprendizagem e que possibilitam ao próprio aluno ou aluna acompanhar seu desenvolvimento, oferecendo um permanente realinhamento de ações no decorrer dos módulos. Os marcos de avaliação formativa de cada módulo incluem as atividades que fazem parte do conteúdo interativo, os cenários de tomada de decisão propostos nos jogos sérios e os questionários de autoavaliação – estes últimos requerem uma nota mínima para que o acesso ao módulo seguinte seja liberado.

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