Curso
Turismo Acessível às pessoas com Deficiência Intelectual
MATRÍCULA
11/03/2024 a 01/07/2024
INÍCIO DO CURSO
11 de março de 2024
FINAL DO CURSO
31 de julho de 2024
CARGA HORÁRIA
30 horas
RECURSOS
18
Olá, aluna(o)!
Este curso tem como objetivo abordar os conceitos, terminologias e formas de atendimento às pessoas com Deficiência Intelectual, com destaque para as boas práticas de acessibilidade como ferramenta de inclusão social. Além disso, buscamos oferecer sugestões e ideias práticas que podem auxiliar na vida profissional das pessoas com Deficiência Intelectual, utilizando uma linguagem simples e ferramentas de acessibilidade como elementos fundamentais na construção e implementação de boas práticas no turismo. A(o) aluna(o) será convidada(o) a realizar um percurso em sintonia com as diretrizes e ações do Ministério do Turismo, compreendendo a importância de uma visão de mercado para o Turismo Inclusivo e a relevância de uma comunicação assertiva para o sucesso dessa modalidade de turismo.
E atenção! O curso “Turismo Acessível às pessoas com Deficiência Intelectual” é um curso de extensão com 30 horas e faz parte do “Programa de Qualificação em Turismo, Inclusão e Acessibilidade”, que possui 09 (nove) cursos com cargas horárias independentes. A(O) aluna(o) poderá realizar todos os cursos e obter o certificado com carga horária total de 300 horas. Consulte ofertas disponíveis na aba “Cursos Relacionados” do seu Ambiente Virtual.
Compreender aspectos da inclusão e da acessibilidade da pessoa com Deficiência Intelectual no turismo.
Neste curso, será possível acessar vídeos, infográficos, e-books, recurso multimídia, material em PDF, podcast, quiz e questionário.
Para obter a certificação, a(o) aluna(o) deverá alcançar nota igual ou superior a 70,0 (setenta) nas atividades avaliativas somativas disponíveis, conforme descrito no item “Estratégias de avaliação”, além de navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA.
Para a emissão do certificado, a(o) aluna(o) deve buscar a opção “Certificação” no ambiente de aprendizagem do curso, e clicar em “Gerar Certificado”.
Presidente da República Federativa do Brasil
Luiz Inácio Lula da Silva
Vice-Presidente da República Federativa do Brasil
Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho
Ministro de Estado do Turismo
Celso Sabino de Oliveira
Secretária-Executiva
Ana Carla Machado Lopes
Secretaria Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo (GSNPTur)
Milton Sérgio Silveira Zuanazzi
Departamento de Qualidade, Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo (DEQUA)
Renata Sanches
Coordenadora-Geral de Qualidade no Turismo (CGQT)
Débora Vieira Barboza
Coordenação de Qualificação de Prestadores de Serviços Turísticos (COPRES)
Angela Cascão
Coordenadora de Qualificação Profissional do Turismo (COPROF)
Jéssica de Oliveira Queiroga
Coordenadora de Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo
Carolina Fávero de Souza
Coordenadora de Turismo Responsável (CORES)
Laís Campelo Corrêa Torres
Equipe Técnica
Regina Motta
Edson Texeira Viana Barros
Humberto Pires da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA
Reitor da Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Fernando Carvalho Silva
Vice-Reitor da Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Leonardo Silva Soares
Coordenação do Grupo SAITE - UFMA
Ana Emilia Figueiredo de Oliveira
Coordenador do projeto - UFMA
Mário Antônio Meireles Teixeira
Coordenadores de área do Grupo SAITE - UFMA
Deysianne Costa das Chagas
Paola Trindade Garcia
Elza Bernardes Monier
Bruno Serviliano Santos Farias
Assessora Técnica do Projeto - UFMA
Rosélis de Jesus Barbosa Câmara
Assessor em Tecnologias Acessíveis
Davi Viana dos Santos
Consultoria de Acessibilidade
Mil Palavras Acessibilidade Cultural Ltda.
A seguir, consulte as temáticas a serem abordadas:
-
A terminologia correta;
-
Trate a pessoa de acordo com sua faixa etária;
-
Deficiência Intelectual não é doença ou transtorno mental;
-
Não existe “eles” e “nós”;
-
O que é Deficiência Intelectual;
-
O conceito de “apoios”;
-
O modelo social da Deficiência Intelectual;
-
Linguagem simples;
-
Turismo e Deficiência Intelectual;
-
Cuidando de quem cuida;
-
Nem coitadinho nem super-herói;
-
Tipos de turismo e Deficiência Intelectual;
-
Adaptações razoáveis e Deficiência Intelectual.
Estratégias de Avaliação:
A avaliação será composta por atividades formativas e somativas.
As atividades formativas estão distribuídas ao longo dos recursos educacionais e não geram notas, mas auxiliam na verificação da sua aprendizagem. As atividades somativas são aquelas que contabilizam nota.
Para este curso, serão disponibilizadas:
-
Atividades formativas: disponíveis nos recursos educacionais;
-
Atividade somativa: 01 (um) questionário com 05 (cinco) itens que valem 20 (vinte) pontos cada, totalizando 100 (cem) pontos.
Objetivos educacionais
Compreender aspectos da inclusão e da acessibilidade da pessoa com Deficiência Intelectual no turismo.
Recursos educacionais
Neste curso, será possível acessar vídeos, infográficos, e-books, recurso multimídia, material em PDF, podcast, quiz e questionário.
Certificação
Para obter a certificação, a(o) aluna(o) deverá alcançar nota igual ou superior a 70,0 (setenta) nas atividades avaliativas somativas disponíveis, conforme descrito no item “Estratégias de avaliação”, além de navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA.
Para a emissão do certificado, a(o) aluna(o) deve buscar a opção “Certificação” no ambiente de aprendizagem do curso, e clicar em “Gerar Certificado”.
Ficha Técnica
Temáticas abordadas
A seguir, consulte as temáticas a serem abordadas:
-
A terminologia correta;
-
Trate a pessoa de acordo com sua faixa etária;
-
Deficiência Intelectual não é doença ou transtorno mental;
-
Não existe “eles” e “nós”;
-
O que é Deficiência Intelectual;
-
O conceito de “apoios”;
-
O modelo social da Deficiência Intelectual;
-
Linguagem simples;
-
Turismo e Deficiência Intelectual;
-
Cuidando de quem cuida;
-
Nem coitadinho nem super-herói;
-
Tipos de turismo e Deficiência Intelectual;
-
Adaptações razoáveis e Deficiência Intelectual.
Estratégias de avaliação
Estratégias de Avaliação:
A avaliação será composta por atividades formativas e somativas.
As atividades formativas estão distribuídas ao longo dos recursos educacionais e não geram notas, mas auxiliam na verificação da sua aprendizagem. As atividades somativas são aquelas que contabilizam nota.
Para este curso, serão disponibilizadas:
-
Atividades formativas: disponíveis nos recursos educacionais;
-
Atividade somativa: 01 (um) questionário com 05 (cinco) itens que valem 20 (vinte) pontos cada, totalizando 100 (cem) pontos.