Curso

Turismo Acessível às pessoas com Surdocegueira e às pessoas com Deficiência Múltipla

Acesso pelo smartphone
Certificado de Conclusão

MATRÍCULA

08/07/2024 a

INÍCIO DO CURSO

08 de fevereiro de 2024

FINAL DO CURSO

07 de fevereiro de 2025

CARGA HORÁRIA

30 horas

RECURSOS

16

Matrícula disponível em: 1

0% concluído

Olá, aluna(o)!


Este curso se propõe a abordar os conceitos, as formas de comunicação e a diferença entre Deficiência Múltipla e Surdocegueira, com destaque para as boas práticas de acessibilidade como instrumento de inclusão social. Buscamos ainda oferecer sugestões e ideias práticas que possam auxiliar na orientação, mobilidade e implementação de boas práticas no turismo. A(o) aluna(o) será convidada(o) a realizar um percurso em sintonia com as diretrizes e as ações do Ministério do Turismo, compreendendo a importância de uma visão de mercado para o Turismo Inclusivo e a relevância de uma comunicação assertiva para o sucesso dessa modalidade de turismo.


E atenção! O curso “Turismo Acessível às pessoas com Surdocegueira e às pessoas com Deficiência Múltipla” é um curso de extensão com duração de 30 horas e faz parte do “Programa de Qualificação em Turismo, Inclusão e Acessibilidade”, composto por 09 (nove) cursos com cargas horárias independentes. A(O) aluna(o) poderá realizar todos os cursos e obter o certificado com carga horária total de 300 horas. Para verificar as opções disponíveis, consulte a seção "Cursos Relacionados" em seu Ambiente Virtual.


Compreender aspectos relacionados aos serviços turísticos acessíveis para as pessoas com Surdocegueira e as pessoas com Deficiência Múltipla.

Neste curso, será possível acessar vídeos, infográficos, e-books, recurso multimídia, material em PDF e questionário.

Para obter a certificação, a(o) aluna(o) deverá alcançar nota igual ou superior a 70,0 (setenta) nas atividades avaliativas somativas disponíveis, conforme descrito no item “Estratégias de avaliação”, além de navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA.


Para a emissão do certificado, a(o) aluna(o) deve buscar a opção “Certificação” no ambiente de aprendizagem do curso, e clicar em “Gerar Certificado”.


Presidente da República Federativa do Brasil

Luiz Inácio Lula da Silva

Vice-Presidente da República Federativa do Brasil

Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho

Ministro de Estado do Turismo

Celso Sabino de Oliveira

Secretária-Executiva

Ana Carla Machado Lopes

Secretaria Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo (GSNPTur)

Milton Sérgio Silveira Zuanazzi

Departamento de Qualidade, Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo (DEQUA)

Renata Sanches

Coordenadora-Geral de Qualidade no Turismo (CGQT)

Débora Vieira Barboza

Coordenação de Qualificação de Prestadores de Serviços Turísticos (COPRES)

Angela Cascão

Coordenadora de Qualificação Profissional do Turismo (COPROF)

Jéssica de Oliveira Queiroga

Coordenadora de Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo

Carolina Fávero de Souza

Coordenadora de Turismo Responsável (CORES)

Laís Campelo Corrêa Torres

Equipe Técnica

Regina Motta

Edson Texeira Viana Barros

Humberto Pires da Silva


UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA


Reitor da Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Fernando Carvalho Silva


Vice-Reitor da Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Leonardo Silva Soares


Coordenação do Grupo SAITE - UFMA

Ana Emilia Figueiredo de Oliveira


Coordenador do projeto - UFMA

Mário Antônio Meireles Teixeira


Coordenadores de área do Grupo SAITE - UFMA

Deysianne Costa das Chagas

Paola Trindade Garcia

Elza Bernardes Monier

Bruno Serviliano Santos Farias


Assessora Técnica do Projeto - UFMA

Rosélis de Jesus Barbosa Câmara


Assessor em Tecnologias Acessíveis

Davi Viana dos Santos


Consultoria de Acessibilidade

Mil Palavras Acessibilidade Cultural Ltda.

A seguir, consulte as temáticas a serem abordadas:


  1. Contextualizando a Deficiência Múltipla e a Surdocegueira;

  1. Diferenças entre Deficiência Múltipla (DMU) e a Surdocegueira (SC);

  1. Primeira definição oficial sobre Surdocegueira;

  1. Definição atualizada sobre Surdocegueira;

  1. Conhecendo a Surdocegueira. Classificações da Surdocegueira;

  1. Classificações – Quanto ao funcionamento de comunicação;

  1. Tipos de Surdocegueira – Terminologias;

  1. Os profissionais que atuam diretamente com o surdocego;

  1. Causas da Surdocegueira congênita;

  1. Causas da Surdocegueira adquirida;

  1. Ações e atividades que podem ser realizadas com os surdocegos;

  1. Ações e atividades que podem auxiliar no acolhimento e ambientação de surdocegos;

  1. Formas de comunicação dos surdocegos;

  1. Funções da comunicação háptica;

  1. Técnicas de orientação e mobilidade para surdocegos;

  1. Turismo Acessível às pessoas com Surdocegueira e com Deficiência Múltipla.



Estratégias de Avaliação:


A avaliação será composta por atividades formativas e somativas.


As atividades formativas estão distribuídas ao longo dos recursos educacionais e não geram notas, mas auxiliam na verificação da sua aprendizagem. As atividades somativas são aquelas que contabilizam nota.


Para este curso, serão disponibilizadas:

  1. Atividades formativas: disponíveis nos recursos educacionais;

    1. Atividade somativa: 01 (um) questionário com 05 (cinco) itens de pesos distintos, totalizando 100 (cem) pontos.


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