Curso
Turismo Acessível às pessoas com Surdocegueira e às pessoas com Deficiência Múltipla
MATRÍCULA
11/03/2024 a 01/07/2024
INÍCIO DO CURSO
11 de março de 2024
FINAL DO CURSO
31 de julho de 2024
CARGA HORÁRIA
30 horas
RECURSOS
16
Olá, aluna(o)!
Este curso se propõe a abordar os conceitos, as formas de comunicação e a diferença entre Deficiência Múltipla e Surdocegueira, com destaque para as boas práticas de acessibilidade como instrumento de inclusão social. Buscamos ainda oferecer sugestões e ideias práticas que possam auxiliar na orientação, mobilidade e implementação de boas práticas no turismo. A(o) aluna(o) será convidada(o) a realizar um percurso em sintonia com as diretrizes e as ações do Ministério do Turismo, compreendendo a importância de uma visão de mercado para o Turismo Inclusivo e a relevância de uma comunicação assertiva para o sucesso dessa modalidade de turismo.
E atenção! O curso “Turismo Acessível às pessoas com Surdocegueira e às pessoas com Deficiência Múltipla” é um curso de extensão com duração de 30 horas e faz parte do “Programa de Qualificação em Turismo, Inclusão e Acessibilidade”, composto por 09 (nove) cursos com cargas horárias independentes. A(O) aluna(o) poderá realizar todos os cursos e obter o certificado com carga horária total de 300 horas. Para verificar as opções disponíveis, consulte a seção "Cursos Relacionados" em seu Ambiente Virtual.
Compreender aspectos relacionados aos serviços turísticos acessíveis para as pessoas com Surdocegueira e as pessoas com Deficiência Múltipla.
Neste curso, será possível acessar vídeos, infográficos, e-books, recurso multimídia, material em PDF e questionário.
Para obter a certificação, a(o) aluna(o) deverá alcançar nota igual ou superior a 70,0 (setenta) nas atividades avaliativas somativas disponíveis, conforme descrito no item “Estratégias de avaliação”, além de navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA.
Para a emissão do certificado, a(o) aluna(o) deve buscar a opção “Certificação” no ambiente de aprendizagem do curso, e clicar em “Gerar Certificado”.
Presidente da República Federativa do Brasil
Luiz Inácio Lula da Silva
Vice-Presidente da República Federativa do Brasil
Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho
Ministro de Estado do Turismo
Celso Sabino de Oliveira
Secretária-Executiva
Ana Carla Machado Lopes
Secretaria Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo (GSNPTur)
Milton Sérgio Silveira Zuanazzi
Departamento de Qualidade, Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo (DEQUA)
Renata Sanches
Coordenadora-Geral de Qualidade no Turismo (CGQT)
Débora Vieira Barboza
Coordenação de Qualificação de Prestadores de Serviços Turísticos (COPRES)
Angela Cascão
Coordenadora de Qualificação Profissional do Turismo (COPROF)
Jéssica de Oliveira Queiroga
Coordenadora de Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo
Carolina Fávero de Souza
Coordenadora de Turismo Responsável (CORES)
Laís Campelo Corrêa Torres
Equipe Técnica
Regina Motta
Edson Texeira Viana Barros
Humberto Pires da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA
Reitor da Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Fernando Carvalho Silva
Vice-Reitor da Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Leonardo Silva Soares
Coordenação do Grupo SAITE - UFMA
Ana Emilia Figueiredo de Oliveira
Coordenador do projeto - UFMA
Mário Antônio Meireles Teixeira
Coordenadores de área do Grupo SAITE - UFMA
Deysianne Costa das Chagas
Paola Trindade Garcia
Elza Bernardes Monier
Bruno Serviliano Santos Farias
Assessora Técnica do Projeto - UFMA
Rosélis de Jesus Barbosa Câmara
Assessor em Tecnologias Acessíveis
Davi Viana dos Santos
Consultoria de Acessibilidade
Mil Palavras Acessibilidade Cultural Ltda.
A seguir, consulte as temáticas a serem abordadas:
-
Contextualizando a Deficiência Múltipla e a Surdocegueira;
-
Diferenças entre Deficiência Múltipla (DMU) e a Surdocegueira (SC);
-
Primeira definição oficial sobre Surdocegueira;
-
Definição atualizada sobre Surdocegueira;
-
Conhecendo a Surdocegueira. Classificações da Surdocegueira;
-
Classificações – Quanto ao funcionamento de comunicação;
-
Tipos de Surdocegueira – Terminologias;
-
Os profissionais que atuam diretamente com o surdocego;
-
Causas da Surdocegueira congênita;
-
Causas da Surdocegueira adquirida;
-
Ações e atividades que podem ser realizadas com os surdocegos;
-
Ações e atividades que podem auxiliar no acolhimento e ambientação de surdocegos;
-
Formas de comunicação dos surdocegos;
-
Funções da comunicação háptica;
-
Técnicas de orientação e mobilidade para surdocegos;
-
Turismo Acessível às pessoas com Surdocegueira e com Deficiência Múltipla.
Estratégias de Avaliação:
A avaliação será composta por atividades formativas e somativas.
As atividades formativas estão distribuídas ao longo dos recursos educacionais e não geram notas, mas auxiliam na verificação da sua aprendizagem. As atividades somativas são aquelas que contabilizam nota.
Para este curso, serão disponibilizadas:
-
Atividades formativas: disponíveis nos recursos educacionais;
-
Atividade somativa: 01 (um) questionário com 05 (cinco) itens de pesos distintos, totalizando 100 (cem) pontos.
Objetivos educacionais
Compreender aspectos relacionados aos serviços turísticos acessíveis para as pessoas com Surdocegueira e as pessoas com Deficiência Múltipla.
Recursos educacionais
Neste curso, será possível acessar vídeos, infográficos, e-books, recurso multimídia, material em PDF e questionário.
Certificação
Para obter a certificação, a(o) aluna(o) deverá alcançar nota igual ou superior a 70,0 (setenta) nas atividades avaliativas somativas disponíveis, conforme descrito no item “Estratégias de avaliação”, além de navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA.
Para a emissão do certificado, a(o) aluna(o) deve buscar a opção “Certificação” no ambiente de aprendizagem do curso, e clicar em “Gerar Certificado”.
Ficha Técnica
Temáticas abordadas
A seguir, consulte as temáticas a serem abordadas:
-
Contextualizando a Deficiência Múltipla e a Surdocegueira;
-
Diferenças entre Deficiência Múltipla (DMU) e a Surdocegueira (SC);
-
Primeira definição oficial sobre Surdocegueira;
-
Definição atualizada sobre Surdocegueira;
-
Conhecendo a Surdocegueira. Classificações da Surdocegueira;
-
Classificações – Quanto ao funcionamento de comunicação;
-
Tipos de Surdocegueira – Terminologias;
-
Os profissionais que atuam diretamente com o surdocego;
-
Causas da Surdocegueira congênita;
-
Causas da Surdocegueira adquirida;
-
Ações e atividades que podem ser realizadas com os surdocegos;
-
Ações e atividades que podem auxiliar no acolhimento e ambientação de surdocegos;
-
Formas de comunicação dos surdocegos;
-
Funções da comunicação háptica;
-
Técnicas de orientação e mobilidade para surdocegos;
-
Turismo Acessível às pessoas com Surdocegueira e com Deficiência Múltipla.
Estratégias de avaliação
Estratégias de Avaliação:
A avaliação será composta por atividades formativas e somativas.
As atividades formativas estão distribuídas ao longo dos recursos educacionais e não geram notas, mas auxiliam na verificação da sua aprendizagem. As atividades somativas são aquelas que contabilizam nota.
Para este curso, serão disponibilizadas:
-
Atividades formativas: disponíveis nos recursos educacionais;
-
Atividade somativa: 01 (um) questionário com 05 (cinco) itens de pesos distintos, totalizando 100 (cem) pontos.