Curso
O profissional de turismo e a pessoa com deficiência e/ou com mobilidade reduzida
MATRÍCULA
15/08/2023 a 31/01/2024
INÍCIO DO CURSO
15 de agosto de 2023
FINAL DO CURSO
28 de fevereiro de 2024
CARGA HORÁRIA
45 horas
RECURSOS
14
Olá, aluna(o)!
Este curso se propõe a abordar o atendimento adequado ao turista com deficiência e/ou com mobilidade reduzida, com destaque para o papel da acessibilidade como elemento fundamental na construção e implementação de boas práticas no fazer turístico, envolvendo gestores, empreendimentos e atrativos capazes de promover a acessibilidade no turismo, apontando para um novo cenário de avanços e perspectivas para um atendimento digno. A(O) aluna(o) será convidada(o) a realizar um percurso em sintonia com as diretrizes e ações do Ministério do Turismo, compreendendo a importância de uma visão de mercado para o Turismo Inclusivo e a relevância de uma comunicação assertiva para o sucesso dessa modalidade de turismo.
E atenção! “O profissional de turismo e a pessoa com deficiência e/ou com mobilidade reduzida” é um curso de extensão com 45 horas e faz parte do “Programa de Qualificação em Turismo, Inclusão e Acessibilidade”, que possui 09 (nove) cursos com cargas horárias independentes. A(O) aluna(o) poderá realizar todos os cursos e obter o certificado com carga horária total de 300 horas. Consulte ofertas disponíveis na aba “Cursos Relacionados” do seu Ambiente Virtual.
Ao final deste curso, você será capaz de reconhecer o atendimento adequado ao turista com deficiência e/ou com mobilidade reduzida, destacando-se a acessibilidade, boas práticas e Tecnologia Assistiva.
Neste curso, será possível acessar recurso multimídia, e-books, vídeo, material em PDF, infográfico e questionário.
Para obter a certificação, a(o) aluna(o) deverá alcançar nota igual ou superior a 70,0 (setenta) nas atividades avaliativas somativas disponíveis, conforme descrito no item “Estratégias de avaliação”, além de navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA.
Para a emissão do certificado, a(o) aluna(o) deve buscar a opção “Certificação” no ambiente de aprendizagem do curso, e clicar em “Gerar Certificado”.
Presidente da República Federativa do Brasil
Luiz Inácio Lula da Silva
Vice-Presidente da República Federativa do Brasil
Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho
Ministro de Estado do Turismo
Celso Sabino de Oliveira
Secretária-Executiva
Ana Carla Machado Lopes
Secretaria Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo (GSNPTur)
Milton Sérgio Silveira Zuanazzi
Departamento de Qualidade, Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo (DEQUA)
Renata Sanches
Coordenadora-Geral de Qualidade no Turismo (CGQT)
Débora Vieira Barboza
Coordenação de Qualificação de Prestadores de Serviços Turísticos (COPRES)
Angela Cascão
Coordenadora de Qualificação Profissional do Turismo (COPROF)
Jéssica de Oliveira Queiroga
Coordenadora de Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo
Carolina Fávero de Souza
Coordenadora de Turismo Responsável (CORES)
Laís Campelo Corrêa Torres
Equipe Técnica
Regina Motta
Edson Texeira Viana Barros
Humberto Pires da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA
Reitor da Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Natalino Salgado Filho
Vice-Reitor da Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Marcos Fabio Belo Matos
Coordenação Geral da Diretoria de Tecnologias na Educação/Grupo SAITE - UFMA
Ana Emilia Figueiredo de Oliveira
Coordenador do projeto - UFMA
Mário Antônio Meireles Teixeira
Coordenadores de área do Grupo SAITE - UFMA
Deysianne Costa das Chagas
Paola Trindade Garcia
Elza Bernardes Monier
Bruno Serviliano Santos Farias
Assessora Técnica do Projeto - UFMA
Rosélis de Jesus Barbosa Câmara
Assessor em Tecnologias Acessíveis
Davi Viana dos Santos
Consultoria de Acessibilidade
Mil Palavras Acessibilidade Cultural Ltda.
A seguir, consulte as temáticas a serem abordadas:
-
Turismo Social: inclusão pelo turismo;
-
Acessibilidade e atuação do profissional de turismo;
-
Acessibilidade Universal: histórico;
-
Símbolos Internacionais da Pessoa com Deficiência;
-
Acessibilidade atitudinal;
-
Roteiro de visitação/circulação acessível;
-
Experiência espacial inclusiva;
-
Mediação e comunicação acessível;
-
Barreiras físicas e sensoriais;
-
Boas práticas para atender o cliente/turista com deficiência e/ou com mobilidade reduzida: suas demandas;
-
Visão de mercado para o turismo inclusivo: boas práticas;
-
Tecnologias Assistivas.
Estratégias de Avaliação:
A avaliação será composta por atividades formativas e somativas.
As atividades formativas estão distribuídas ao longo dos recursos educacionais e não geram notas, mas auxiliam na verificação da sua aprendizagem. As atividades somativas são aquelas que contabilizam nota e para este curso, serão disponibilizadas:
-
Atividades formativas: disponíveis nos recursos educacionais;
-
Atividade somativa: 01 (um) questionário com 05 (cinco) itens de pesos distintos, totalizando 100 pontos.
Objetivos educacionais
Ao final deste curso, você será capaz de reconhecer o atendimento adequado ao turista com deficiência e/ou com mobilidade reduzida, destacando-se a acessibilidade, boas práticas e Tecnologia Assistiva.
Recursos educacionais
Neste curso, será possível acessar recurso multimídia, e-books, vídeo, material em PDF, infográfico e questionário.
Certificação
Para obter a certificação, a(o) aluna(o) deverá alcançar nota igual ou superior a 70,0 (setenta) nas atividades avaliativas somativas disponíveis, conforme descrito no item “Estratégias de avaliação”, além de navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA.
Para a emissão do certificado, a(o) aluna(o) deve buscar a opção “Certificação” no ambiente de aprendizagem do curso, e clicar em “Gerar Certificado”.
Ficha Técnica
Temáticas abordadas
A seguir, consulte as temáticas a serem abordadas:
-
Turismo Social: inclusão pelo turismo;
-
Acessibilidade e atuação do profissional de turismo;
-
Acessibilidade Universal: histórico;
-
Símbolos Internacionais da Pessoa com Deficiência;
-
Acessibilidade atitudinal;
-
Roteiro de visitação/circulação acessível;
-
Experiência espacial inclusiva;
-
Mediação e comunicação acessível;
-
Barreiras físicas e sensoriais;
-
Boas práticas para atender o cliente/turista com deficiência e/ou com mobilidade reduzida: suas demandas;
-
Visão de mercado para o turismo inclusivo: boas práticas;
-
Tecnologias Assistivas.
Estratégias de avaliação
Estratégias de Avaliação:
A avaliação será composta por atividades formativas e somativas.
As atividades formativas estão distribuídas ao longo dos recursos educacionais e não geram notas, mas auxiliam na verificação da sua aprendizagem. As atividades somativas são aquelas que contabilizam nota e para este curso, serão disponibilizadas:
-
Atividades formativas: disponíveis nos recursos educacionais;
-
Atividade somativa: 01 (um) questionário com 05 (cinco) itens de pesos distintos, totalizando 100 pontos.