Perguntas Frequentes (FAQ)

São cursos realizados na modalidade educação à distância (EaD) em que não há mediação de tutor e as atividades possuem correção automatizada com feedback imediato de erros e acertos. Os alunos poderão e devem finalizar o curso logo que os estudos forem concluídos por meio dos recursos educacionais (e-books, infográficos interativos, materiais em PDF, entre outros) inseridos em cada módulo/unidade.

Todos os cidadãos, independente do perfil da ocupação, que desejam ampliar seu conhecimento e atender melhor o turista.

O(a) aluno(a) deve acessar a Plataforma Qualifica Turismo para criar uma conta de usuário (caso ainda não possua) – o e-mail e a senha cadastrados serão solicitados sempre que for acessar o ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Em seguida, o usuário deverá: 1) realizar login; 2) acessar a página de apresentação do curso; e 3) clicar em “Matricule-se”. Por fim, quando o sistema retornar automaticamente à página de apresentação do curso, o(a) aluno(a) deverá clicar em “Voltar ao Curso” para ter acesso à sala.

Para verificar a duração dos cursos e a disponibilidade de atividades avaliativas, consulte o cronograma disponível na página de apresentação de cada curso através do AVA.

Ao encerrar o prazo de realização do curso, não será possível acessar as atividades avaliativas. Caso necessário, entre em contato com o Suporte para informações sobre a possibilidade de nova oferta do curso.

O(a) aluno(a) deverá: 1) realizar login no AVA; 2) acessar a sala do curso que deseja comprovar matrícula; 3) clicar no botão lateral superior direito “Informações”; e 4) clicar na opção “Emitir Declaração” e/ou “Histórico Escolar”.

Os alunos que frequentarem todos os módulos/unidades previstos no curso e obtiverem aproveitamento satisfatório confirmado através da média geral obtida, poderão emitir o Certificado de Conclusão. Para isso, o(a) aluno(a) deve buscar a seção “Certificação” na sala do curso no AVA, e clicar em “Gerar Certificado”. Antes de emitir o certificado, é importante que o(a) aluno(a) verifique no campo “Perfil” se todos os dados estão corretos (nome completo, CPF, entre outros).

A plataforma tecnológica Certificação é responsável por verificar a autenticidade do(s) documento(s). Para isso, informe o código do documento e clique em “Valide aqui”.

Os alunos podem acessar e alterar dados pessoais através da página “Perfil” no AVA. Caso algum dos campos do perfil esteja bloqueado para edição, o(a) aluno(a) poderá entrar em contato com o Suporte, enviando o(s) dado(s) cadastrado(s) erroneamente(s) e o(s) dado(s) correto(s) para que a equipe responsável possa corrigi-lo(s) no AVA.

Não existe um horário pré-definido para acessar o curso. O AVA estará disponível todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados. Fique atento(a) apenas aos prazos de finalização das atividades cujas datas estão disponíveis na página de apresentação e na sala do curso no AVA.

O(a) aluno(a) deve tentar outros navegadores/dispositivos e certificar-se de usar a melhor conexão de internet à sua disposição, além de limpar o cache de seu computador antes de tentar. Se você utiliza o Google Chrome, clique no ícone de lista ao lado da estrela (canto superior direito), em seguida em “Configurações” > “Histórico” > “Limpar dados de navegação”. No pop, selecione a opção “Desde a última hora” e confirme clicando no botão “Limpar dados de navegação”. A partir disso, o(a) aluno(a) já pode acessar a plataforma sem risco de visualizar o erro antigo. O procedimento é bem parecido para outros navegadores. Caso o erro permaneça, o(a) aluno(a) poderá entrar em contato com o Suporte, enviando-nos a descrição da sua dificuldade juntamente com os prints screen (capturas de tela) do erro apresentado.

O(a) aluno(a) receberá o certificado se obtiver a nota a partir de 70,00 (setenta pontos). Para tanto, o(a) aluno(a) deverá responder as atividades somativas disponibilizadas ao decorrer dos módulos/unidades do curso.

Todos os alunos têm até 6 (seis) tentativas para alcançar a aprovação, devendo realizá-las de acordo com o cronograma estabelecido na página de apresentação do curso. Caso o(a) aluno(a) não obtenha a nota mínima para aprovação em uma das tentativas, poderá realizar novamente o curso quando este for ofertado em outro período, no entanto, não haverá aproveitamento de atividades e estudos concluídos em oferta anterior Ao término do prazo, a maior nota obtida será considerada. É importante que o(a) aluno(a) verifique na página de apresentação de cada curso, especificamente na guia “Estratégias de avaliação”, os requisitos mínimos para obtenção da nota de aproveitamento.

O(a) aluno(a) poderá receber sua senha por e-mail. Basta clicar em “Esqueceu o seu usuário ou senha?”, localizado na Página de Login do AVA, preencher o campo com o e-mail cadastrado no ambiente virtual de aprendizagem e prosseguir com as informações da tela. O sistema leva até 10 minutos para notificar a sua conta de e-mail e ao receber, você tem 30 minutos para seguir com o passo a passo de registro de uma nova senha. Por favor, verifique também se por acaso o e-mail não chegou na sua caixa de spam.

Sim. Após o término do curso, o material didático permanecerá disponível e você poderá acessá-lo sempre que quiser. No entanto, as atividades estarão bloqueadas. É de responsabilidade do(a) aluno(a) o acompanhamento do cronograma do curso.

Em caso de dúvidas e/ou considerações, o(a) aluno(a) poderá entrar em contato com o Suporte abrindo um chamado através da Central de Atendimento ao Aluno, https://atendimento-mtur.ufma.br/plugins/formcreator/front/formdisplay.php?id=1